A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução humana, investigando os aspectos fisiológicos e patológicos dos períodos pré concepção, gestação, parto (vaginal ou cesariana) e puerpério (período subsequente ao parto).
O obstetra, portanto, é o médico especialista que cuida do desenvolvimento fetal e presta assistência à família nestes períodos.
A atuação na área abrange a avaliação para o casal (hétero ou homoafetivo) “tentante” (que deseja gestar), bem como acompanhamento médico no pré-natal, visando prevenção e tratamento adequado de patologias possíveis para a mãe e para o bebê. Além disso há um acompanhamento materno durante o puerpério, momento após o nascimento do bebê.
Faz parte, também, da área de atuação da obstetrícia o acompanhamento e a orientação física e emocional da gestante durante toda a gravidez, incluindo orientações sobre amamentação, métodos contraceptivos posteriores ao nascimento do feto, planejamento e apoio familiar, e o acompanhamento materno imediato após o nascimento.