Além de possibilitar o esclarecimento de dúvidas sobre questões relacionadas à saúde e bem-estar, a visita periódica ao ginecologista permite a prevenção e a detecção precoce de doenças. É durante a consulta de rotina que são realizados os exames essenciais para a saúde da mulher como o Papanicolau, o exame clínico de mama e o de toque vaginal. Por isso, recomenda-se que essa visita seja feita anualmente.
Alguns dos principais exames ginecológicos de rotina:
Toque Vaginal
Fundamental para o diagnóstico de endometriose e da doença inflamatória pélvica, este exame analisa principalmente a vagina, o colo e o corpo do útero.
Papanicolau
É o exame que coleta células e secreções vaginais. Esse material é enviado posteriormente ao laboratório para análise a fim de se detectar inflamações, displasias e doenças como o HPV e o câncer de colo do útero.
Exame Especular
Com o auxílio de um espéculo introduzido no canal vaginal, avalia-se se há lesões ou inflamações através da análise da cor e do aspecto da vagina e do colo do útero. Verifica-se, ainda, a presença de corrimento ou hemorragias.
Exame Clínico de Mama
O diagnóstico precoce do câncer de mama é de grande importância para o tratamento da doença. Por isso, um dos exames de rotina no consultório de um ginecologista é a avaliação das mamas da paciente através do toque, com metodologia similar a do autoexame.
Colposcopia
Análise da vagina e do colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio, que permite o aumento da visualização de 10 a 40 vezes em relação ao tamanho normal.